Seu portal de tecnologia na internet

OnePlus lança beta “aberto” do Android 16, mas limita acesso a usuários na Índia

Resumo
A OnePlus acaba de abrir um programa de beta público para o Android 16 em seus principais smartphones, mas com uma pegadinha: apesar do nome “aberto”, a novidade só está disponível para usuários na Índia e envolve um processo de inscrição seletiva. Interessados precisam preencher um formulário e esperar até cinco dias para saber se foram escolhidos para experimentar, em primeira mão, o OxygenOS 16 com base no Android 16.

Se você é fã de tecnologia e gosta de sair na frente nas atualizações, o anúncio do Android 16 beta para os aparelhos OnePlus certamente chamou sua atenção. Mas nem tudo é tão simples quanto deveria ser: a promessa de acesso aberto ao novo sistema revela, na prática, um caminho cheio de restrições e etapas a cumprir. Ainda assim, a empolgação em participar do avanço do ecossistema da OnePlus e conhecer antes de todo mundo as novidades do OxygenOS 16 inspira alguns usuários a encarar a espera e o desafio.

Publicidade

Android 16 chega primeiro na Índia, e com portas semiabertas

A OnePlus começou a movimentar a comunidade ao lançar uma versão beta do OxygenOS 16 — baseada no novíssimo Android 16 — para boa parte dos seus celulares topo de linha. Os modelos contemplados nesta fase são OnePlus 13, 13s, 13R, 12, 12R e o dobrável OnePlus Open. A companhia se antecipou ao anúncio oficial dos recursos e abriu a possibilidade de experimentar o sistema, mas apenas para quem está em solo indiano.

Publicidade

Apesar do nome “Open Beta”, o programa traz características típicas de versões fechadas. Antes de liberar o acesso aos testes, a empresa exige que cada interessado responda a um questionário de inscrição. Só depois dessa etapa, vem a análise do pedido — que pode levar quase uma semana. Tudo depende de ser aprovado nesse processo seletivo, o que demonstra um cuidado adicional para limitar o acesso e controlar possíveis bugs ou instabilidades.

Candidatura limitada e prazo apertado

Leia também

O que é Mineração de Cripto e 5 riscos que ninguém te conta

Publicidade

A oportunidade de entrar para o grupo de testers não vai ficar disponível por muito tempo. O formulário de inscrições vai de 9 até 13 de outubro de 2025, então, quem quer experimentar o Android 16 precisa agir rápido. Além disso, mesmo após preencher o cadastro, a espera pode chegar a cinco dias até a liberação da versão de teste para o seu aparelho.

Publicidade

Esse modelo restritivo contrasta com a ideia de uma beta aberta, já que, muitas vezes, esse tipo de teste é liberado para qualquer um que queira experimentar, sem necessidade de seleção ou análise prévia.

Cuidados necessários para quem for testar o Android 16 beta

Assim como acontece em todo programa beta, é importante reforçar que o OxygenOS 16 ainda está em fase de ajustes. Essas versões experimentais podem ter falhas, promover lentidão e até dificultar o uso normal do seu celular. Por isso, recomenda-se não instalar o beta em aparelhos usados no dia a dia, já que erros inesperados podem comprometer arquivos e funcionamento do sistema.

Outro detalhe fundamental: caso o usuário decida voltar à versão oficial anterior, a reinstalação vai apagar todos os dados do dispositivo. Por isso, seu backup precisa estar em dia antes de se aventurar na novidade.

Expectativa de lançamento global ao Android 16

Ainda não há sinal de quando — ou se — o Android 16 beta vai ultrapassar as fronteiras da Índia. A OnePlus apenas solicita que fãs de outras regiões do mundo fiquem atentos a futuros comunicados. Para quem está de fora, vale acompanhar essa fase de testes, enquanto espera pela chegada do OxygenOS 16 em escala global.

Continue explorando o universo da tecnologia e não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos do portal!